9 de abril de 2009

Lúdico e a "crise"

Um aspecto que notei logo que cheguei ao Brasil, foi de que aqui a informação económica e tudo o que tenha haver com a actualidade da economia mundial anda sempre na ordem do dia. Usam uma linguagem muito simples, mas muito esclarecedora sobre o que acontece na economia brasileira, bem como no resto do mundo. Sem palavrões que só os especialistas entendem, ou que fingem entender, sem pretensões de parecer “intelectuais”. Através de palavras bem simples (e até irónicas, mas com grande sentido de oportunidade) explicam como anda a economia, apresentam soluções e dão dicas importantes a todos aqueles que se interessam minimamente sobre o assunto. Existem revistas para tratar de todos os assuntos que mexem com uma economia.
Mas não imaginava que esta preocupação fosse tão inerente à mentalidade brasileira.
A Folha de São Paulo (jornal que costumo comprar aos fins de semana) tem sempre um caderno dedicado às crianças. Neste caderno existe uma secção de economia. Há duas semanas o caderno surpreendeu-me! Com um jogo lúdico, explicava às crianças o que é a “crise”. De forma simples e muito esclarecedora, conseguiu apresentar a crise mundial aos mais pequenos.
Será isto reflexo de uma educação preocupada em fomentar uma consciência económica desde pequeno? Não sei.. não consigo responder a esta pergunta.

Este país é exemplo máximo de desigualdade (em muitos aspectos diferentes). Isso sabemos. E um deles é deste que falo. Por um lado uma preocupação grande na informação que passam aos mais pequenos, por outro lado, um pais com uma escolaridade muito fraca e de pouca qualidade. Portanto fica a duvida. Ou se calhar tenho que ver esta preocupação como um esforço por parte do país para que as coisas melhorem.. não sei!

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindo o teu registo! De pequenino se torce o pepino....smile. Mas hoje é só para te dizer do tamanho da saudade de ti!! Muito maior do que daki à lua!! como o meu amor!
beijussssssss xuxu do meu coração.
mammmmmmmmmmmm